[Leitura 16] Clube da luta - Chuck Palahniuk

Clube da Luta
Autor: Chuck Palahniuk
Editora: Leya
Ano:1996
Páginas:270
Avaliação: 5/5

Considerado um clássico moderno desde sua publicação em 1996, o livro Clube da Luta consagrou Chuck Palahniuk como um dos mais importantes e criativos autores contemporâneos, além do próprio livro como um cânone da cultura pop. O livro que estava esgotado há anos volta às livrarias nessa caprichada edição.
O clube da luta é idealizado por Tyler Durden, que acha que encontrou uma maneira de viver fora dos limites da sociedade e das regras sem sentido. Mas o que está por vir de sua mente pode piorar muito daqui para frente.
O livro foi filmado em 1999, Por David Fincher (Os Homens Que Não Amavam as Mulheres, A Rede Social), que possui duas nomeações ao Oscar, que conseguiu adaptar toda atmosfera do livro, o mundo caótico do personagem e o humor negro de Palahniuk em uma trama recebida com inúmeros elogios pela crítica e pelo público que conta com os atores Brad Pitt, Edward Norton e Helena Bonham Carter.

A primeira regra do Clube da Luta é que você não fala sobre o Clube da Luta. A segunda regra sobre o Clube da Luta é que você não fala sobre o Clube da Luta.

Como eu demorei tanto para ler esse livro?? Eu sei que todo mundo sempre falou tão bem dele quanto da sua respectiva adaptação ao cinema ( que por acaso eu assisti mas não me lembrava bulhufas) mas sem duvida ele superou qualquer expectativa.

A narrativa é feita por um sujeito (que só agora me dei conta que não sei o nome dele, porque simplesmente não tem no livro) que trabalha em uma empresa que faz o serviço de recall para automóveis. Ele sofre de insônia e gostaria de tomar algum remédio para esse problema, mas seu médico não apoia essa decisão e acaba incentivando-o a participar de grupo de apoio de pessoas com doenças graves, com o intuito de mostrar para ele como existem indivíduos com problemas reais por ai.

E ele vai, todo dia da semana participa de um grupo diferente. De repente em um desses grupos aparece uma mulher descrita como "branca como leite aguado, meio amarelada e com cabelos desgrenhados pretos e curtos". Esta é Marla Singer. Uma mulher que tem uma vida tão ou mais infeliz que a dele, fazendo com que de um modo bizarro essa característica deprimente acaba aproximando os dois.

Em outro momento, em uma viagem de avião qualquer a trabalho ele acaba conhecendo Tayler Durden, ele é projecionista de cinema,  garçom também nas horas vagas e junto com o nosso narrador irão formar o Clube da Luta , fazer muitas loucuras e te fazer pensar em muitas coisas mas principalmente olhar a sua própria vida de uma outra forma.

"Somos os filhos do meio da história, criados pela televisão para acreditar que algum dia seremos milionários, astros de filme ou da música, mas não seremos. E estamos entendendo isso agora - Tyler falou. - Então não venha foder com a gente" (Pg. 206)

Acho que não é mais possível dar alguma informação  sem soltar algum spoiler. O livro a principio é bem desconexo, não linear, você fica sem entender nada. Ele vai do passado ao futuro, as vezes intercalando-os, as vezes não. No meio do texto você não sabe ao certo o que ele esta pensando, o que esta dizendo, mas depois de um tempo vai pegando essa dinâmica e tudo vai ficando mais claro.

É muito louco, é impossível classifica-lo, até agora não sei o que é. Ele é triste, mas a todo tempo enquanto eu lia tinha um sorriso no rosto.O pano de fundo é recheado com um humor ácido, cheio de críticas a sociedade e principalmente às nossas vidas, o quanto fazemos por nos mesmos? Quanto nos deixamos levar por acreditar que queremos aquilo que a "maioria" quer?

A cada capitulo eu era surpreendida, quando eu achava que ia para um lado o autor me levava para uma outra perspectiva completamente diferente, e eu ficava maravilhada com cada escolha. Minha vontade era participar de tudo aquilo, mas ao mesmo tempo me sentia mal por querer isso. E ele me deixou com esse gostinho de revolta na alma. Louca para fazer o que eu sempre quis e poder ser realmente livre.

Está mais do que claro o quanto eu amei e super indico. Agora estou louca para poder assistir logo o filme novamente. Pelo trailer abaixo sem dúvida ele promete:

"Esta é a sua vida, e ela está acabando um minuto de cada vez." Tyler Durden

Tecnologia do Blogger.