[Leitura] Eu Receberia as Piores Noticias dos Seus Lindos Lábios

Leave a Comment


Eu Receberia as Piores Notícias dos Seus Lindos LábiosAutor: Marçal Aquino
Editora: Companhia das Letras
Ano: 2005
Páginas: 229
Avaliação: 5/5 


Numa cidade de garimpo do Pará, conflagrada pelas tensões de uma corrida do ouro, um fotógrafo vive uma paixão clandestina com uma mulher misteriosa e sedutora. Mesmo sabendo dos riscos do jogo, ele decide ir até o fim -- e agora está de volta para relatar o que viveu.
Existe um título mais lindo que este? Desde a primeira vez que o vi ele me puxou, parecia que essa história era cercada de um magnetismo que me atraía, mergulhei já certa que iria gostar. Engano meu, não houve mergulho algum, foi um arrebatamento da melhor intensidade.

Talvez pelo meu histórico de romances lidos, por este título poético e a minha animação de um modo geral você tome este como mais um romance meloso entre um casal, seus desentendimentos e acertos. Mas não é nada disso. Eu Receberia as Piores Noticias dos Seus lindo Lábios é louco, é sujo, intenso e mostra outras facetas do amor, um relacionamento fadado ao fracasso descrito com uma fome violenta, expondo os sentimentos mais obscuros e viscerais da paixão..

" O amor é sexualmente transmissível"

A narrativa talvez confusa a princípio, alternando passado e presente sem nenhum tipo de sinalização ou pontuação, deu um tom único e dramático a toda trama. Ao mesmo tempo em que estamos em uma pacata pousada ouvindo a grande história de amor de um certo hóspede (história essa também digna de interesse e que me surpreendeu no final) estamos também na cabeça de Cauby, relembrando a paixão intensa que teve com Lavinia e todos os acontecimentos que o levaram até ali.

Os personagens foram tão bem construídos que quase saltam das páginas, desde os mais pitorescos coadjuvantes até os principais. Cauby e Lavinia é  pólvora e  faísca, basta os dois baterem os olhos um no outro e bumm o mundo explode. Uma Supernova de sentimentos que suga tudo o que está próximo.

"Alguém poderia escrever um manual sobre como se deve reagir a esse tipo de notícia, se as circunstâncias não forem favoráveis ao casal. Eu receberia as piores notícias dos seus lindos lábios. Seria bastante útil para homens como eu."

Talvez por estar acostumada a romances que compartilham muitas similaridades não esperava o rumo que as coisas tomaram, o autor explorou de forma linda, apaixonada e tão crua que não me sentia nem no direito de julgar nada. Fui uma expectadora que torcia de forma angustiante  para que tudo de alguma forma se resolvesse em um final feliz.

O livro é curto mas profundo. Recheado de reflexões e frases que me faziam suspirar, esse foi um daqueles livros que eu gostaria de absorver cada vírgula, cada frase, cada diálogo e pensamento. Fiquei tão fissurada em uma obra em que ele cita diversas vezes "O Que Vemos no Mundo - Um Tratado sobre o Amor Humano, Schiamberg". Fui como uma louca atrás, mais uma que foi enganada. A própria editora se manisfestou dizendo da quantidade de leitores que pediram para que eles lançassem essa obra, obra essa que infelizmente existiu apenas na páginas de "Eu Receberia....". Para se ver a qualidade do autor.

"De acordo com o professor Schianberg (op. cit), não é possível determinar o momento exato em que uma pessoa se apaixona. Se fosse, ele afirma, bastaria um termômetro para comprovar sua teoria de que, neste instante, a temperatura corporal se eleva vários graus. Uma febre, nossa única sequela divina. Schiamberg diz mais: ao se apaixonar, um ¨homem de sangue quente¨ experimenta o desamparo de sentir-se vulnerável. Ele não caçou; foi caçado."

Se recomendo? É lógico, todo dia toda hora, sempre! Ele não é um romance convencional, talvez para alguns nem seja amor mas parafraseando Marçal Aquino "Não sei que nome você daria a isso. Bem, não importa muito, chame do quiser. Eu chamo de amor."

Amei.! Seque abaixo outros tantos trechos que achei interessantes, tive imensa dificuldade em não colocar o livro todo:

“Perguntei por que ela me escolhera .
Gostei do jeito que você me olhou, disse . Parecia que estava pedindo desculpas por me achar tão bonita .
Remova a poesia do que ela falou : eu a olhei na loja de Chang com uma fome que nunca senti por nenhuma outra mulher. Um episódio inaugural . E também fui olhado de uma maneira que ainda não tinha acontecido antes . Conhecê-la fez do passado um mero ensaio, um treino antes de ser exposto à sua incandescência .
Também gostei do que você falou sobre as fotografias, Lavínia acrescentou . Vi que você não era um cara comum .
Ela me achou raro, a começar pelo nome . Interessou-se por mim . Tornou-me raro entre os demais .”

“O que acontece é que, quando estou com você, eu me perdoo por todas as lutas que a vida venceu por pontos, e me esqueço completamente que gente como eu, no fim, acaba saindo mais cedo de bares, de brigas e de amores para não pagar a conta.”

“O careca não cansa de repetir que a esperança é o pior dos venenos? É. Porém muitas vezes é também o único remédio.”

“A grande desgraça é que as lembranças não bastam para confortar os amantes. Nunca aplacam. Ao contrário: servem só para espicaçar as chagas daqueles que foram condenados à lepra do amor não correspondido.”

“A única coisa anormal era minha vida sem ela.
Nunca prometemos nada um ao outro, e eu sabia que podia acabar de repente. Poema que cessa antes de virar a página. Um haikai. Na prática, contudo, não me conformava com a ideia. Eu queria mais.”

"Lembrei dos dias que passei sem ela. Dias em que encontrar, por acaso, um fio de seu cabelo preso na fronha do travesseiro bastava para me encher de angústia e dor. Estive a ponto de rastejar. Atire a primeira pedra aquele que não estremeceu ao recuperar, nos lençóis encardidos da cama em que dorme solitário, o cheiro da mulher ausente."

LEAIM!

Ps.: Esse livro foi adaptado para o Cinema e lançado em 2012 com direção de Beto Brant e um elenco maravilhoso incluindo Camila Pitanga, Gustavo Machado e Zé Carlos Machado. Infelizmente ainda não pude assistir, mas nem preciso dizer que já estou maluca atrás dele!!!Trailer abaixo:


0 comentários:

Postar um comentário

Tecnologia do Blogger.