[Leitura] O Apanhador no Campo de Centeio

Leave a Comment
Autor: J. D. Salinger
Livro Único
Editora: Editora do autor
Ano: 1999
Páginas: 207
Avaliação: 5/5 ❤

À espera no centeio (O Apanhador no Campo de Centeio na edição brasileira) narra um fim-de-semana na vida de Holden Caulfield, jovem de 16 anos vindo de uma família abastada de Nova York. Holden, estudante de um reputado internato para rapazes, volta para casa mais cedo no inverno depois de ter recebido más notas em quase todas as matérias e ter sido expulso. No regresso a casa, decide fazer um périplo adiando assim o confronto com a família. Holden vai refletindo sobre a sua curta vida, repassa sua peculiar visão de mundo e tenta definir alguma diretriz para seu futuro. Antes de enfrentar os pais, procura algumas pessoas importantes para si (um professor, uma antiga namorada, a sua irmãzinha) e tenta explicar-lhes a confusão que passa pela sua cabeça. Foi este livro que criou a cultura-jovem, pois na época em que foi escrito, a adolescência era apenas considerada uma passagem entre a juventude e a fase adulta, que não tinha importância. Mas esse livro mostrou o valor da adolescência, mostrando como os adolescentes pensam.

Fui para essa leitura  desarmada, pouco sabia sobre o enredo, apesar de ser considerado um dos melhores livros de todos os tempos os parcos comentários que li a respeito dele se resumiam em excomungar o protagonista, Holden Caulfield.

Realmente não devo ter lido comentários suficientes.....


AMEI o Holden! Consegui enxergar o quanto ele influenciou gerações seguintes de anti-heróis, possui aquele carisma do canalha que tanto me fascina! É contra a hipocrisia e se escode através de um muro sólido de mentiras e indiferença, que hipócrita! É tão bem humorado mas melancólico, é egoísta e ao mesmo tempo desapegado, há tantas incoerências nele que no fim tudo faz sentido.

Acompanhamos praticamente apenas  3 dias da sua vida, mas quando terminei o livro senti tão próxima, na verdade menos até do que gostaria, minha vontade era poder dar um abraço, ir em algum daqueles bares vagabundos tomar uma dose e correr para ver o que diabos aconteceu com os patos, no duro. [kkkkkkkkkkkkkkkk um gíria da época que ele usava horrores ].

O livro vai sendo desenvolvido sutilmente, comecei com uma interpretação, mas como é narrado em primeira pessoa vamos entendendo aos poucos os porquês da sua angústia e melancolia. Demorei um pouco a me acostumar com a linguagem empregada, não sei a tradução que ficou a desejar ou se ele carregava essa ideia, mas depois de um tempo foi soando natural.

A idiotona aqui pensava que este seria um livro que se concentraria em um ambiente rural (simmmm não sabia nada MESMO do livro....kkkkkkkkk) e quando vi que era altamente urbano fiquei mega curiosa para entender o título. Quando vem a explicação “O Apanhador no Campo de Centeio” fiquei tão surpresa e tão feliz, só confirmou o que eu achava dele.

Confesso que esperava um final mais dramático, na verdade eu tinha certeza do que aconteceria mas errei feio, ainda acho que foi meio sem sal mas nada que me revoltasse contra o universo.

É um livro muito sincero coberto de mentiras, mentiras conscientes e honestas difíceis de explicar em uma resenha mas fáceis de se compadecer na imersão que é a leitura. Se você tiver a oportunidade não desperdice e leia!!!

"- Você conhece aquela cantiga: "Se alguém encontra alguém atravessando o campo de centeio"?...

0 comentários:

Postar um comentário

Tecnologia do Blogger.