[Leitura] The Sweet Gum Tree

Leave a Comment
The Sweet Gum TreeAutora: Katherine Allred
Série: Único
Editora: Ainda não Publicado no Brasil
Ano: 2015
Páginas: 314
Avaliação: 4/5

Chá doce, pão de milho e sopa de feijão: rotina diária para Alix French, de oito anos, a queridinha precoce de uma respeitável família do Sul. Mas não houve nada de comum no dia em que ela conheceu Nick Anderson de dez anos, um garoto do lado errado da cidade.
Armada com apenas uma lata de bálsamo de abelha, e uma determinação de aço, Alix trata da crua evidência de marcas de espancamento recentes nas costas dele, um ato que irá mudar a vida de ambos para sempre.
Através dos desastres da infância e sofrimentos da adolescência, eles se unem enquanto a amizade se transforma em amor. O futuro parece promissor até a fatídica noite em que Frank Anderson, o pai abusivo de Nick, é morto a tiros em seu trailer imundo.
De repente Nick se vai, deixando Alix sozinha, confusa e grávida.
Pelos próximos quinze anos ela luta com a dor do abandono de Nick, de seu casamento ruim, sua família e amigos. Mas, finalmente sua vida começa a se recompor. Seu divórcio está quase no final, seu negócio está crescendo e ela está satisfeita, senão feliz – até o dia em que ela olha além do balcão e vê Nick em pé. Ele está de volta... E não está sozinho.
Novamente Alix é arrastada para momentos de agitação e dor,
enquanto Nick tenta ganhar seu amor de volta, ao que ela resiste com todas as suas forças. Apenas uma coisa pode derrubar o muro que ela construiu em volta de suas emoções: a verdade sobre a morte de Frank Anderson. Mas, quando a verdade vem à tona e todas as paredes sucumbem, nem Alix nem Nick estão preparados para a explosão emocional que pode destruir bem como curar.

Engraçado que as vezes ser clichê e previsível é motivo de uma avaliação negativa, mas este livro é a prova que na verdade quando a escrita é boa, não há desculpas.


Ah gente que livro gracinha! Essa capa meio retrô e título (A Doce Arvore de Goma ?WTF?, até tem a ver, maaaaas poderiam encontrar outras tantas, não?) no mínimo suspeitas não fazem jus ao livro. Adoro essas histórias sulistas dos EUA, amo esse aconchego que elas possuem, essa coisa de cidade pequena e suas picuinhas.

Nick possui o estigma de ser filho do homem mais ordinário da cidade, se a vida não é fácil fora de casa, dentro é pior ainda, ele sofre abusos diariamente, e por sorte do destino Alix acaba encontrando-o após umas das "lições".

Ela vem de um lar repleto de amor, e cuida dele de maneira doce. Nasce aí uma amizade, uma semente. Sentimos a evolução do sentimento de ambos, a inocência dando espaço para uma paixão violenta.

Mas as intempéries da vida não facilitam, no decorrer da narrativa percebemos que a diferença de classe social entre os dois vai ser apenas uma pedra das tantas que os dois terão no sapato, omissões, desencontros e tantas outras questões delicadas te fazem questionar se apenas o amor será suficiente.

Há um segredo que só será revelado no final, cá entre nós, segredo só para eles mesmos porque o tempo todo está na cara para quem quiser ver. Mas mesmo a previsibilidade não diminui as emoções.

O Nick apesar de ter tido uma criação difícil é bem mais doce, compreensivo e extremamente altruísta, qualidade que chegou a atrapalhá-lo algumas vezes. A Alix começa assim, mas devido certos acontecimentos se torna uma mulher forte mas também um pouco amarga, achei legal essa mudança e interações entre os dois, apesar de gostar de personagens masculinos mais "sangue quente" apeguei-me  a ele.

Recomendo sim para os românticos e românticas incuráveis, aqueles que gostam de um pouco de drama, de acompanhar praticamente a vida  toda de seus personagens, ser expectador daquele momento exato em que eles se apaixonam e daquele que tudo dá errado. E principalmente para nós torcedores, que adoramos a expectativa do final, saber "se" e  "como" vai dar tudo certo.





0 comentários:

Postar um comentário

Tecnologia do Blogger.