[Leitura] 1Q84 - Livro 3

Leave a Comment
1Q84Autor: Haruki Murakami
Série: 1Q84 #3 (de 3 livros)
Editora: Alfaguara
Ano: 2013
Páginas: 472
Avaliação: 4/5

Quando eu terminei o primeiro livro de 1Q84 não fazia ideia da onde tinha me metido. Não sabia se era um romance, uma fantasia ou se os personagens tinham transtornos psicológicos.

Quando terminei o terceiro livro uma amiga veio me perguntar: "Nossa nunca ouvi falar desse livro, sobre o que é?". Ótima pergunta, pensei.
Até agora não sei a resposta, nem em qual local encaixar.

Por incrível que pareça foi uma ótima experiência, talvez não faça sentido, mas vou tentar explicar....


Como nos livros anteriores temos diversos pontos de vista, infelizmente não mais o de Fucaeri, no lugar dela passamos a enxergar pelos olhos do pitoresco Ushikawa. Surpreendentemente foi agradável, ele é a peça chave que faltava para juntar Tengo e Aomame.


Mas aqui, dentre todos os personagens o que mais me afeiçoei foi o Tamaru. Sua inteligência e perspicácia foram bem vindas a cada aparição, mas a característica mais presente nele sem dúvida é fidelidade, tanto com a Madame quanto com a própria Aomame. Mesmo com toda objetividade, a fé que ele tem em quem confia é admirável.

Sobre a história em si, não tinha a pretensão de ter todas as minhas dúvidas elucidadas, e realmente elas não foram. Mas acho que a intenção do autor era essa mesmo, deixar lacunas, dúvidas no ar. Não interpretei essa característica como desleixo por parte dele, vi mais como um fator que já fazia parte desse universo que ele criou.

O 1Q84 começou como um mistério e terminou sendo um mistério. Com diversas informações deixadas pelo caminho ele termina com um final claro e legível, mas é como se essa história não fosse feita para os leitores e sim para os próprios personagens dessa trama. Senti como se o próprio mistério fosse um dos personagens.

Aomame e Tengo só queriam se encontrar e fugir desse mundo louco que possui duas luas, apenas isso importava, tudo o mais que veio nesse meio tempo perdia a importância para ambos. E na minha humilde opinião esse foi o motivo dessas tantas "janelas", pois tudo que se referia a esse tão esperado encontro foi explicado.

Eu gostaria de saber o que aconteceu com os outros vários personagens secundários? Saber mais sobre o Povo Pequenino? Mais sobre Sakigake? É óbvio que sim, não posso falar que não fiquei frustrada, mas consegui respeitar as escolhas que ele fez pela originalidade do livro.

É muito bom também sair do universo "americanizado" e conhecer um pouco mais da cultura Ocidental. Durante toda a série há diversas reflexões e referências super interessantes, há muitas lições nas entrelinhas.

Eu indico essa série sim. Ela é diferente de um jeito quase excêntrico, entendo que não serão todos que vão gostar, para mim funcionou muito bem, experimentem!

0 comentários:

Postar um comentário

Tecnologia do Blogger.