[Leitura] A Educação de Sebastian

Leave a Comment
A Educação de SebastianAutora: Jane Harvey-Berrick
Série: The Education of Sebastian # 1
Editora: Novo Século
Ano: 2015
Páginas: 382
Avaliação: 4/5

Um garoto jovem que se apaixona por uma mulher mais velha. Essa sinopse se destacou para mim como neon no meio de tantos romances "cinzas" onde há sempre um homem super confiante, sabe-tudo e  altamente controlador atraído por uma garota virginal e insegura. A desconstrução desse retrato de casal modelo foi para mim uma ótima surpresa e adorei ver a fragilidade de respectivas tão diferentes.


O primeiro contato deles é quando ele tinha uns 9 anos e ela 21. Anos mais tarde por conta das transferências de base do marido da Caroline eles acabam se encontrando, e definitivamente muita coisa mudou. Ela vive um casamento de fachada, o que era para ser uma maneira dela fugir e se ver livre se mostrou um novo tipo de prisão. Esposa de um militar rígido ela está mais para empregada do que para companheira. Já Sebastian cresceu (eufemismo do ano), filho de pais extremamente (por incrível que pareça a mesmo tempo) negligentes e controladores sonha com o dia em que viverá sua vida bem longe dessa desgraça que é sua casa. 

A relação entre eles foi construída de forma relativamente rápida, mas não me senti incomodada. Eu enxerguei-os como duas pessoas extremamente carentes que acabaram buscando um no outro uma maneira de fugir de suas vidas. É lindo o amor que o Sebastian tem por ela, é tão puro, é uma admiração difícil de se escapar.

Já Caroline, me identifiquei com ela mais do que eu gostaria de admitir. Ambas balzacas, naquela fase da vida que você se sente muito velha para novas coisas, muito nova para não tentar e meio sem forças para mudar a maioria delas. Felizmente paro por aí nas semelhanças, o marido dela é uma puta pedra no sapato, por mais que a Caroline se culpe e eu detestando traição, não tive força para julgá-la.

Talvez por ser mais velha ela deveria ter se mostrado o alicerce da relação. Mas não, ele confia tanto nesse amor que a linha entre a ingenuidade e convicção dele era tênue. Houveram momentos que eu suspirava e sentia pena ao mesmo tempo porque eu sinceramente não conseguia ver um futuro próximo para eles.

Eu gostei muito do final,  apesar de não ter uma ideia do que tanto mais ela tem para acrescentar (que precise de um intermediário e um livro 2), minhas expectativas estão altas. Essa não é uma série que vá agradar a todos mas eu indico mesmo assim porque foi ótimo ver uma história onde não há um dominante e nem uma submissa, onde os dois estão desesperados um pelo outro na mesma medida e principalmente porque há mais do que a diferença de idade, há uma inversão na concepção que temos do gênero homem/mulher, pois os dois podem ter tanto as mesmas fraquezas quanto as mesmas fortalezas, e um menino doce e inexperiente pode ser um homem e tanto......... em mais de um sentido.

0 comentários:

Postar um comentário

Tecnologia do Blogger.