[Leitura] Lux [COM SPOILERS]

Leave a Comment
LuxAutora: Courtney Cole
Série: The Nocte #3
Editora: Ainda não Publicado no Brasil
Ano: 2015
Páginas: 300
Avaliação: 3/5

O que foi isso??? Até agora, um dia após terminar essa série não consigo pensar com clareza e avaliar o que aconteceu aqui. Houve um final, houveram explicações, as dúvidas foram sanadas, mas porque ainda sinto que não sei de nada? Vou tentar explicar a vocês.

Depois daquele final e Verum e as informações (bizarras) de Inictium não sabia o que esperar. Em Lux as coisas começam a se explicar (já é tempo não?) mas já vou te avisando, não se iluda, apesar de estamos certos, estamos errados também, ela continua até a ÚLTIMA linha nos levando nessa ambiguidade, será que é paranormal, será psicológico?

Gostei de muita coisa. Adorei o clima e a intensidade que ela leva a narrativa, é constante e sem dúvida é a marca registrada da autora, tem uma pegada gótica forte. Como um todo achei bem original e peculiar, apesar de haver livros com essa temática ela conseguiu dar a cara dela e transformar em uma história própria. Os personagens foram bem construídos, cada um com sua particularidade se mantiveram firmes desde o primeiro livro até o fim. O trio principal Calla, Dare e Finn foram para mim bem carismáticos e apesar de ter gostado mais do Dare os dois irmãos também possuem suas qualidades.

Mas infelizmente aconteceu o que eu tanto temia após o segundo livro, que a autora não desse conta das pontas soltas. Que tanto mistério para poucas repostas uma hora ia cobrar seu preço e quando tudo fosse divulgado talvez a revelação já não seria suficiente para suprir aquele mar de problemas.
Diversos aspectos me fizeram amar, mas a falta de explicações, pseudoinformações e esclarecimentos extremamente superficiais sobre itens importantíssimos do enredo foram mais fortes e acabei me decepcionando.

Quando terminei até achei que tinha gostado. Mas depois conversando com a Pri (amiga linda, confidente de leituras) e pensando sobre tudo eu vi que eu não conseguia fechar essa historia na minha cabeça. Me senti como a Calla, no meio de uma névoa sem saber o que era realidade e o que não era, aparentemente isso pode parecer mérito da autora, envolver-nos até muito tempo depois que terminamos, mas me senti enganada.

Eu PRECISO comentar algumas das coisas que me perturbaram, como são spoiler vou deixar em uma cor que não facilita muito, se você já leu o livro peço que selecione o texto para poder ver e me ajude a elucidar essas dúvidas, se não por favor pule essa parte ( a não ser que não se incomode com spoilers)

1. Por que só nasciam gêmeos? Tiveram tantos casais de gêmeos que achei que isso teria alguma explicação, mas nada.
2.Por que a Sabine tinha que sacrificar um? Não entendi até agora a lógica desse sacrifício, nem porque os filhos pagam pelos erros dos pais. Ok a Salomé lá no tempo do lá vai bolinha foi incentivada por sua mãe a pedir a cabeça de João Batista. Mas então ela deveria morrer e não morreu, tá ela já morreu logicamente, mas ela deveria ser sacrificada por isso e não foi? É isso? Acho que não.
3. Quem era gêmeo de quem? Uma hora a Sabine fala que o Dare é gêmeo do Finn, depois o próprio Dare fala que não é bem assim, e no fim ninguém explica mais nada.
4. E se o Finn é gêmeo de Dare por que ele tem que ser sacrificado? Se o que Sabine disse era verdade ela não precisava dizer a Calla que ela tinha que fazer a escolha certa, NÃO TERIA ESCOLHA CERTA, ELA teria que ser sacrificada.
5. O que tem a ver o anel? A autora só jogou esse anel na história, falou que tinha a ver com Judas e nós que temos que engolir isso de bom grado.
6.O que tem a ver Judas? Judas vem só vem bem depois de Salomé, João Batista e parece que ela só colocou ele aqui pela sua fama de "traidor", mas não senti NENHUM gancho com a Calla, com a familia dela, nem com o dilema que ela estava passando.
7. Dare afinal é gêmeo de quem? Finn ou do garoto sem capuz? O que aconteceu com o garoto? Ele é o mesmo daquele que não tinha olhos que apareceu no segundo livro?? Só Deus sabe.
8. Sabine era médica/macumbeira/cigana. Realmente queria saber.
9.Por que morreu o professor dela? Quando teve essa morte eu pensei que a grande sacada do livro seria que a Calla tem o dom de dar a vida novamente a quem já morreu, mas quem leu sabe que não é isso, então POR QUE ela trouxe ele????? Não acrescenta nada a história, ao sacrifício, a nada.
10. Da onde surgiu os Philips? Era Philip francês, era o "pai" da Calla, não consegui ver se eles são o mesmo, se tem alguma ligação, da onde surgiram, para onde foram?? Se a mãe da Olivia não queria esse relacionamento porque não? Uma vez que ele vem da linhagem de Abel e o filho dele é imprescindível no fechamento desse ciclo???
11. Como a Calla poderia compartilhar o mesmo pai com o Dare? É explicado que ela só possui esse dom por ser fruto de um união entre irmãos (Richard e Laura) deixando assim sua linhagem pura, então não entendi como Sabine fala isso depois diz que eles são meio-irmãos e a Calla ACREDITA!!
 No final de tudo a autora faz uma nota dizendo que nós podemos interpretar do jeito que quisermos esse final. mas NÃO, por todos esses tópicos que eu listei acima, não há margem para a interpretação, eles são loucos e é por isso que me senti enganada. TUDO aquilo era NADA. 
NADA existiu realmente.

Fico sem saber se indico ou não. Essa é uma série que se destaca de outras, pode ser pior mas ela entranha dentro de você, ela suga sua atenção e é única. Por outro lado a autora abusou das incógnitas e economizou nas explicações deixando a história inconstante e desconexa. Prefiro então deixar por sua conta e risco, avalie se está preparado ou não para embarcar nessa insanidade total......literalmente falando.

Livros da Série:
1. Nocte
2. Verum
2.5. Initium
3. Lux - SEM SPOILER
3. Lux - COM SPOILER

0 comentários:

Postar um comentário

Tecnologia do Blogger.