[Leitura] Consequences

Leave a Comment
ConsequencesAutora: Aleatha Romig
Série: Consequences 1#
Editora: AInda não Publicado no Brasil
Ano: 2011
Páginas: 573
Avaliação: 2/5

Quão ruim uma protagonista tem de ser para você preferir o mocinho que é perturbado e abusador? Quão chata ela é que você consegue tapar os olhos para coisas absurdas do enredo mas não consegue compreender nem aceitar o que se passa pela mente dela? Consequences é assim, um livro que não faz o menor sentido, mas dentre todas as loucuras a Clare me pareceu ser a mais surreal.

Clare é uma meteorologista que hoje trabalha de garçonete, está na faixa dos seus vinte e poucos e luta para sobreviver. Certo dia aparece um cliente no bar, seu nome é Anthony (Tony), ele a convida para tomar uma bebida após seu expediente e ela resolve aceitar. Conversa vai, conversa vem e no meio disso ele lhe oferece um emprego, na brincadeira ela aceita e assina em um guardanapo, como se fosse o fechamento de um contrato. O que ela não sabia é que esse pequeno gesto mudaria a vida dela de cabeça para baixo.

A partir dai comessa uma sucessão de abusos e violência gratuita ( e isso NÃO é exagero).  Tony parece ter um motivo para atormentar tanto ela. Ele é completamente dominador e não permite nenhuma falha, cada ação dela provoca uma reação dele, cada erro um consequência.

O motivo é besta, mas ok. Tem gente de tudo que é jeito nesse mundo e ele não é o primeiro psicopata literário que eu me deparo. Mas a Clare....Ah Clare. Achei extremamente fraca a concepção dessa personagem, não senti nenhum esforço da autora em criar algum tipo de personalidade nela, é insonsa e não consegui de forma alguma me conectar com ela. Ela não era forte, não era fraca, não era inteligente, não era inocente, ela não era nada. Uma personagem apática que não se sobressai em momento nenhum.

Demorei mais de um mês para ler esse livro e não consegui terminá-lo. Foi uma tortura e tive que ir atrás de amigas, obrigada Helo e Pri, para poder saber de uma vez o que ia acontecer e qual era o maldito mistério, cheguei a conclusão que nada poderia ser tão incrível que valeria a pena ler até o fim. E estava certa, motivo ridículo.

Ultimamente os livros de vingança que tenho lido são motivados por motivos bobos, é sempre alguém vingando alguém e não uma vingança pessoal do próprio protagonista. Então quando é essa vingança "terceirizada" eu espero que os autores de um modo geral criem protagonistas complexos e interessantes já que esses porquês já são superficiais e inconsistentes. E isso não acontece aqui, com exceção de Tony, mas mesmo assim não achei que alguma coisa ali justificou suas atitudes.

Acho que a autora tinha a intenção de chocar com o Tony e até conseguiu, mas para contrabalancear ela tentou fazer a Clare uma personagem submissa, que ao meu ver ficou extremamente desinteressante. Com isso uma trama que poderia ser intrigante foi fragmentada em uma ignóbil. Eu não indico esse livro, nem pretendo ir adiante com essa série, mas ela tem uma avaliação ótima então prefiro que cada um tire suas conclusões. Não, na verdade não prefiro não, a vida é curta gente e se você quer uma coisa mais dark procure outra série, como Bang por exemplo. Hehehehe.
Beijos e ótima semana!

0 comentários:

Postar um comentário

Tecnologia do Blogger.