[Leitura] A Casa do Céu

Leave a Comment
A Casa do CéuAutoras: Amanda Lindhout e Sara Corbet
Editora: Novo Conceito
Ano: 2013
Paginas: 448
Avaliação: 5/5

Nunca entendi porque muitos leitores torcem o nariz para livros de não ficção. Acredito que se uma história que aconteceu com alguém mereceu um livro então ela merece ser lida. A Casa do Céu é esse tipo de história, é angustiante, sofrida e que sem duvida faz alguma mudança, por menor que seja, dentro de você.

Amanda Lindhout teve uma criação que pode ser considerada medíocre. Seus pais se separaram quando ela era criança. O Pai assumiu ser homossexual e foi morar com seu parceiro, a Mãe apesar de se esforçar, vivia em relacionamentos conturbados com garotos mais jovens que abusavam de violência. Sempre dividiu a casa minúscula com irmãos ou parentes do atual conjugue de sua mãe, não havia luxo, apenas um lar sempre superlotado, caótico mas que de certa forma eles ainda conseguiam encontrar um pouco de conforto e felicidade.

Ela queria mais, ela queria o mundo, queria conhecer todos aqueles lugares incríveis que ela via por meio de revistas de Viagens e Aventura. Ela queria o que todo mundo quer, queria ser livre, queria ver com os próprios olhos o mundo e suas diferenças. E ela foi atrás, viu e viveu na pele essas diferenças. Conheceu vários países. Até que certo dia em trabalho foi à Somália, e lá foi capturada com seu amigo e feita refém por 15 malditos meses.

Grande parte do livro ela conta sobre sua vida, com muito bom humor explica como as diversas escolhas que ela fez durante os anos convergiram para essa catástrofe. Foi muito prazeroso ler sua história, em como foi relativamente fácil conseguir atingir aquilo que ela queria, que era conhecer o mundo. A maneira com que ela escreve te instiga a se mexer, a querer ir atrás daquilo que você quer o quanto antes. A sensação de liberdade que ela passa é quase palpável.

Quando chega a parte em que ela esta cativa, você chega a pensar que não é tão ruim assim, mas não se engane, pois a coisa piora....e muito. É tenebroso pensar que várias pessoas, principalmente mulheres e até crianças sofrem todos os dias essas coisas absurdas, é inaceitável, é chocante, é triste.

Por outro lado ela faz você perceber que quem agride também é vitima. É vítima da guerra, da miséria, da fome, da ignorância e de tantos outros infinitos fatores. É um círculo vicioso que se alimenta a cada dia. Achei muito bonito a forma como ela encarou tudo, como respondeu a todos os abusos que recebeu. Acredito que ela nunca vai se curar mas sem dúvida ela sobreviveu da melhor forma possível e me ganhou como fã e admiradora.

Eu totalmente indico esse livro, apesar das cenas tenebrosas ele te ensina muita coisa, ela é uma mulher muito forte que soube tirar proveito até das piores situações e tem muito a dividir. É um ótimo livro para dar de presente e para ler quando você tiver meio perdido na vida. Ele para mim foi uma grata lição, eu adorei.

0 comentários:

Postar um comentário

Tecnologia do Blogger.