[Leitura] A Rainha Vermelha - Victoria Aveyard

Leave a Comment
A Rainha VermelhaAutora: Victoria Aveyard
Título Original: Red Queen
Série: A Rainha Vermelha 1#
Editora: Seguinte
Ano: 2015
Páginas: 424
Avaliação: 3/5

Sempre acreditei que as distopias possuem objetivos claros. Elas vêm como uma grande metáfora do mundo em que vivemos, algumas vezes versões caricatas de nós mesmos e da sociedade de uma maneira geral. O que diferencia uma da outra é o publico que o autor/autora quer atingir, medindo o quanto terá de violência, escravidão, alienação e até paixões. A Rainha Vermelha ao meu ver mediu errado, não achega a ser um livro ruim, mas não funcionou comigo. E vou tentar explicar um pouco o porquê.
 

A história se passa em um futuro indeterminado onde os humanos são divididos em dois grupos: Os Vermelhos - que são a força braçal, humanos normais que são praticamente escravos do sistema, e os Prateados: possuem esse nome devido a cor do sangue, prata. São a elite da sociedade, possuem poderes a lá X-man, governam por meio de monarquia e não cedem praticamente nada a classe inferior.

No meio disso tudo temos a Vermelha Mare Barrow, que por acaso do destino descobre que ela não é tão normal quanto os outros vermelhos e vai tentar de tudo para ajudar seu povo.

Olha, não quero entrar muito na história para não estragar com spoilers desgraçados, então na questão dos acontecimentos eu vou ficar por aqui. Mas tenho algumas considerações.

Primeiro eu queria falar sobre essa raça prateada. WTF? Ok, cada um cria o que bem entender, mas a autora não dá a mínima explicação, na verdade até dá, mas é tão xexelenta que nem considerei aquilo uma explicação. Queria saber como eles conseguiram formar esse outro grupo tão extraordinário, eu até tenho minhas teorias e espero realmente que ela aprofunde a questão nos outros livros.

Sobre o triângulo/quadrado amoroso. Fraco. Nossa que falta de vontade de criar laços entre os personagens, tirando o príncipe Cal, não consegui sentir nenhuma paixão por lado nenhum. Aquele amigo dela o Kilorn (que só conseguia me lembrar do caldo de galinha cada vez que aparecia|), socorro, que personagem mais broxante da galáxia.

O que foi o plano deles para tomar o poder? Serio, dei risada. Quem em seu mísero juízo ia confiar naquilo? Na boa, a Mare e até a Farley (que tenta ser outra fodona da história) foram muito inocentes. Nunca na história desse país alguém ia tomar o poder de uma maneira tão ridícula.

Mas tirando isso, que é praticamente o livro todo, eu até que gostei e pretendo ler a continuação por curiosidade e principalmente para saber o que vai acontecer com o Príncipe Cal. A todo momento fica claro a influencia que Guerra dos Tronos teve na escrita da Victoria, ela tentou fazer protagonistas e lideres femininas, todo aquele lance de 7834248923748378278378247832748 casas, cada casa com sua cor e seu poder e personagens frios que esmagam quem e o que for preciso para ter o poder.

Eu sei que falei que o livro não funcionou para mim, e realmente não morri de amores, mas mesmo assim ainda conseguiu me instigar a curiosidade de saber o que vai acontecer, me deixou com esperanças de que pode sim melhorar, então lerei a continuação.

Apesar disso consegui entender porque ela possui tantos fãs, independente de não fazer o meu tipo vi muitos aspectos que as pessoas curtem. Então recomendo que tirem suas conclusões e vejam se é para vocês ou não.
 

0 comentários:

Postar um comentário

Tecnologia do Blogger.