[Leitura] Jogador Nº 1 - Ernerst Cline

Leave a Comment


Autor: Ernerst Cline
Título Original: Ready Player One (2011)
Tradutor: Texto Editores LTDA, 2012
Editora: Leya
Ano: 2012
Páginas: 464
Avaliação : 5/5 

Incrível. Essa é a palavra que não sai da minha mente quado eu penso nesse livro. Em um enredo evolvente, cheio de reviravoltas, Ernest Cline conseguiu ser super original. Misturando distopia, passado e futuro, ficção cientifica, um ambiente completamente geek e muita inteligência ele me fez viajar em uma outra dimensão.



Wade  watts é um garoto de 18 anos que vive em uma época futurista onde a fome, desemprego e pobreza dominam. Por outro lado há o OASIS, uma utopia virtual, onde as pessoas podem ser o que quiserem, viver da maneira que escolherem e fugir dessa vida desgraçada. Órfao, pobre e sem nenhuma perspectivava, Wade vê uma chance de mudar de vida quando o bilionário dono e fundador da OASIS, James Halliday, morre e lança um desafio aos usuários do sistema:  

"-Antes de eu morrer - Anorak diz, falando num tom muito mais grave -, criei meu Easter Egg e o escondi em algum lugar de meu game mais popular, o OASIS, A Primeira pessoa que encontrar o Easter Egg herdará toda a minha fortuna." (Pg. 14)

Para quem não sabe o que é Easter Egg clica aqui que tem uma explicação bonitinha. Resumindo ele é um prêmio que o programador do game coloca escondido no jogo, que se não encontrado não impede ao jogador a subir de fase, mas normalmente ajuda.

Todo mundo sabia que queria achar esse ovo,  nas ninguém disse que ia ser fácil. E não foi.

Ele é narrado em primeira pessoa pelo Wade, uma característica excelente porque ele é um personagem muito carismático, apesar de introspectivo e completamente antissocial ele se mostrou um garoto forte, inteligente e muito super duper corajoso. Os personagens secundários também ganham muito destaque e são bem construídos. Dentre eles na minha humilde opinião Art3mis foi a melhor, sempre afiada e muito inteligente.

Como toda boa distopia ela passa aquela mensagem velada, de como as nossas atitudes individuais afetam o coletivo. Mas o Jogador Nº 1 foi além, ele mostra claramente como nós somos afetados por nossas próprias escolhas, como deixamos nos levar pelo caminho mais fácil, preferimos viver como se fossemos aquele perfil perfeito em uma rede social à manter-se real, cheio de defeitos e falhas da nossa própria personalidade e vida legítima.

Ao mesmo tempo em que ele te faz desejar usar esse universo paralelo para vestir a pele que você bem entender e ser quem você quer, ele te mostra que a vida real é unica porque é real, não é de mentira, e você pode sim atingir tudo que queira sem precisar se esconder atrás de um Avatar.

Apesar de indicar a todos a leitura desse livro, consigo compreender que não serão todos que irão amar. Existem alguns momentos bem descritivos de games, filmes e seus respectivos atores e diretores, entre outras informações do universo geek, mas até os momentos mais maçantes valeram a pena para mim. EU super indico, é um livro completo, ele tem aventura, enigmas, humor, tragédias e até uma pitadinha de romance. Muito bom, leiam!!!

0 comentários:

Postar um comentário

Tecnologia do Blogger.