[Leitura] A Volta ao Mundo em 80 Dias - Júlio Verne

Leave a Comment
A volta ao mundo em 80 diasAutor: Júlio Verne
Título Original: La Tour du Monde en 80 Jours
Editora: Matos Peixoto (foi a que eu li, a da foto é da editora Ceciliany Alves)
Ano:1965
Páginas: 251
Avaliação: 5/5 





Porque cargas d'água não li esse livro antes? Porque nunca li Júlio Verne? Que livro incrível! Personagens maravilhosos! Oh!OH!Oh! Pois é, quanta animação Taisa! É gente, fazia tempo que não me divertia tanto com uma leitura, eu realmente viajei ao redor do mundo junto com eles e vou tentar mostrar um pouquinho os motivos que me encantaram tanto nessa trip.




Fíleas* Fogg é um homem sempre impassível, conhecido por não demonstrar nenhum tipo de expressão,  não se atrasa um segundo se quer nos seus compromissos, seu dia é sempre planejado, é a organização em pessoa. Certo dia em uma discussão com seus amigos do Clube Reformador de Londres ele afirma que é sim possível dar a volta ao mundo em 80 dias. Seus amigos duvidaram e o desafiaram a fazer esta viagem. Para surpresa de todos, ele aceita na hora .

"De Londres a Suez pelo monte Cênis e Brindes, por navio e estradas de ferro, sete dias.
De Suez a Bombaim, por navio, treze dias,
De Bombaim a Calcutá, por estrada de ferro, três dias.
De Calcutá a Honguecongue*, por navio, treze dias.
De Honguecongue a Iocoama, por navio, seis dias.
De Iocoama a São Francisco, por navio, vinte e dois dias.
De São Francisco a Nova Iorque, por estrada de ferro, sete dias.
De nova Iorque a Londres, por navio e estrada de ferro, nove dias. "(Pg. 25)

No meio dessa aventura viaja também Fura-Vidas, o mordomo, e o Detetive Fix que acredita que o Sr. Fogg é o culpado pelo roubo do banco de Londres e está usando essa aposta como pretexto para fugir com as milhares de Libras furtadas.

Difícil escolher um personagem predileto, todos tem um papel importante e são sempre presentes e originais, quase caricatos. Mas devo confessar que Fura-Vidas vai estar sempre entre os meus queridinhos de todos os tempos. Ele é maluco, passional, algumas vezes até ingênuo, mas é muito fiel e faz de tudo (tudo mesmo) pelo que acredita.

Toda a história tem uma leveza bem acentuada, Júlio Verne usa sempre o bom humor para retratar os acontecimentos,  todo o livro é cheio de reviravoltas e mal entendidos , ele sem dúvida tinha uma mente brilhante e extremamente criativa.

Só teve uma coisa que eu não gostei muito, algumas cenas são extremamente descritas, todas as cidades, todos os rios, todas as planícies pelas quais ele passava. Mas todo o resto foi tão bom que não consegui tirar nenhum pontinho na avaliação.

O final realmente fechou com chave de ouro, arrematou e combinou perfeitamente com a excentricidade do livro. Se eu recomendo? Minha filha, o que você esta fazendo que não foi ler esse livro ainda????

*Usei o texto original do livro que eu li (década de 60), em algumas outras traduções está como Phileas Fogg e Hong Kong.

0 comentários:

Postar um comentário

Tecnologia do Blogger.