[Leitura] Simplesmente acontece - Cecelia Ahern

Leave a Comment
Simplesmente AconteceAutora: Cecelia Ahern
Título Original: Where rainbows end.
Editora: Novo Conceito
Ano: 2014
Páginas: 448
Avaliação: 3/5





Bom vamos falar a real. Esse livro poderia ter qualquer título menos este. O correto seria: "Penosamente Acontece" ou "Quem sabe um dia alguma coisa acontece" ou melhor: "Depois de 949038349838495 de voltas da Terra e infinitos obstáculos FINALMENTE Acontece". Mas acredito realmente que eles não escolheram esse último por ser muito extenso...


Feioso
Vamos lá. Rosie e Alex são amigos desde que eram criancinhas ranhentas e pestinhas, eles sempre aprontaram muito e eram cúmplices em suas peripécias na cidade de Dublin na Irlanda. Passam por toda a infância e adolescência juntos. Um pouco antes de terminarem o último ano o pai de Alex é transferido para Boston e a amizade dos dois fica no modo virtual. Por conta de um erro no voo de Alex, ele não consegue chegar a tempo ao Baile de Formatura. E essa ausência vai desencadear ações que irão mudar a vida dos dois para sempre.


"Tudo aquilo que é pequeno
cresce quando nós o alimentamos."


Comecei a ler esse livro só para poder ir logo ao cinema assistir o filme . E na verdade assistirei o filme só por causa do feioso do San Clafin. Pois é, motivo nobre da minha parte. E pelo que eu vi no trailer (abaixo)  parece que vai ser legal, talvez nesse caso até melhor do que o livro no quesito romance. 



Eu não sabia antes de ler, mas toda a narração do livro é feita por cartas ou mensagens de texto entre os personagens. Tanto entre Alex e Rosie, entre eles e suas famílias, como entre seus familiares e amigos sem necessariamente a presença dos dois. Ao mesmo tempo que torna a leitura extremamente dinâmica me incomoda. Sou uma pessoa curiosa, sempre quero saber tudo que aconteceu em encontros, festas, jantares, e é frustrante ter que se conformar apenas com as migalhas dos comentários do pós acontecimento.

Sobre os personagens eu gostei bastante tanto dos principais quanto dos secundários. Talvez a Rosie não agrade a massa, mas eu consegui entendê-la, deve ter sido muito difícil passar por tudo praticamente sozinha, entendi cada erro. Ela se mostrou uma mulher forte no final das contas. O Alex também me agradou, mas faltou tanto dele, eu queria saber tudo e a autora me deu praticamente nada. Apesar dos sentimentos dele estarem  mais transparentes eu compreendi muito mais as decisões dela do que as dele.

Eu diria que esse livro fala tanto (ou até mais) de família quanto de amor entre homem e mulher. A responsabilidade e a lealdade com que você tem com ama, os laços de sangue , escolhas e sacrifícios que você tem que fazer para o agrado do outro.

"Há uma coisa totalmente enervante quando você vê seus pais irritados. Imagino que seja porque eles é que devem ser as pessoas fortes da família, mas não é só isso. Quando as pessoas são crianças elas usam os pais como uma espécie de medida para ter noção do quanto a situação está ruim. Quando você cai no chão com força no chão e não consegue saber se o seu corpo dói ou não, você olha para os seus pais. Se eles estiverem com uma expressão de preocupação no rosto e vierem correndo na sua direção, você chora. Se eles riem e o seguram pelo braço, dizendo “levanta daí, moleque”, você se levanta e continua a brincar."

No geral eu gostei do livro, ele é bem divertido e apesar de grande a leitura é extremamente rápida. Mas....sempre esse mas, demorou DEMAIS para realmente acontecer alguma coisa, e quando aconteceu foi tão sem graça que a minha reação foi mais ou menos assim:


Pois é, não é das mais animadoras. Mas no fim das contas foi agradável acompanhar a vida dos dois até quase a meia idade, eu ficava o tempo todo questionando minha própria vida, será que eu também estava fazendo isso com a minha vida? Procrastinando o que eu deveria ter feito ontem? Adiando o retorno a faculdade? Não dando o valor necessário à minha família, entre outras coisas. No decorrer da leitura você tem vontade se sair e ir atrás dos seus sonhos e não deixar a vida passar sem tomar uma atitude. Essa foi a mensagem que a ela quis passar : você nunca deve achar que é tarde de mais.


"A nossa vida é feita de tempo. Nossos dias são mensurados pelas horas, nosso salário é mensurado
por essas horas, o nosso conhecimento é mensurado pelos anos. Agarramos uns minutinhos do nosso dia sempre ocupado pra fazer uma pausa pro café. Voltamos correndo pra nossa mesa de trabalho, olhamos pro relógio, vivemos em função dos compromissos. Mesmo assim, quando esse tempo enfim acaba, bem lá no fundo você se pergunta se esses segundos, minutos, horas, dias, semanas, meses, anos e décadas foram gastos da melhor maneira possível."

0 comentários:

Postar um comentário

Tecnologia do Blogger.