[Leitura] Extraordinário - R. J. Palacio

Leave a Comment
ExtraordinárioAutora: R. J. Palacio
Titulo Original: Wonder
Editora: Intrínseca
Ano: 2013
Páginas: 318
Avaliação: 4/5






Eu já sabia que eu iria gostar deste livro,  Mas o motivo foi diferente do que eu imaginava. Na minha opinião os personagens que permeiam o Auggie (que é o garoto que tem a síndrome) é que fazem essa história tão real e emocionante. O amor, a vergonha, o arrependimento, o orgulho e tantos outros sentimentos fizeram com que essa história valha a pena ser lida a qualquer momento e por qualquer idade.



August é um garoto de dez anos com um conjunto de graves síndromes genéticas que tornam sua aparência incomum, seu rosto é deformado, ele é um pouco menor que a média de meninos da sua idade, possui problemas de audição entre outras características que fizeram com que seus pais decidissem por educá-lo em casa com o intuito de protegê-lo . Sem dúvida sua vida não é fácil, mas ele possui uma família maravilhosa e alguns amigos que o apoiam em todas as situações.

"...Mamãe se lembra perfeitamente das palavras que a enfermeira sussurrou em seu ouvido quando o médico disse que era provável que eu não sobrevivesse àquela noite.
'Todo o que é nascido de Deus vence o mundo'."

Mas eles começam a perceber que ele tem também que começar a interagir com o mundo e com outras crianças e está na hora de enfrentar um novo desafio em sua vida. A escola. Todo mundo sabe que não vai ser fácil, e realmente não foi, mas com a ajuda de alguns anjos em sua vida ele vai seguindo em frente e tenta ser um garoto normal na medida do possível.

"A única razão de eu não ser comum é que ninguém além de mim me enxerga dessa forma."

O Auggie apesar de seus problemas ele é descrito como bem inteligente e super engraçado, mas sinceramente não achei nenhuma das coisas nessa medida catastrófica que a autora resolveu colocar, acho que ela quis compensar por conta dos outros problemas, mas para mim não colou, é uma piadinha aqui, uma ideia boa para feira de ciências lá, mas nada de excepcional, ficava um pouco incomodada com a autora toda hora "nossa ele é muito engraçado", as vezes ficava forçado, se ela não tentasse enfiar essa ideia goela à baixo teria sido mais natural. Achei ele bem normal, realmente só é diferente por fora mas por dentro é como qualquer outro garoto da idade dele. 

 Aqui também encontrei uma das coisas que me incomodam em alguns sick-lits que li como o famoso "A Culpa é das Estrelas". O protagonista que possui a síndrome/doença/deficiência nunca esta satisfeito como as outras pessoas interagem com ele. Ok, se os outros evitam, viram a cara ou são grosseiros é completamente compreensível, mas eles não gostam nem quando as pessoas são "normais" e gentis. Então eles acabam sendo essas pessoas que eles repreendem como grosseiros, se a pessoa sorri é um sorriso sempre forçado, se a pessoa pergunta se está tudo bem é porque não sabe o que dizer diante do doente, se desvia o olhar por um milésimo de segundo é porque não aguentou olhar para ele por mais tempo, se não cumprimenta esta evitando, se sim é só por obrigação, eu fico pensando qual seria o cenário perfeito então? Quando eu encontrar uma pessoa assim o que devo fazer? Porque a impressão que eu tenho é que tudo que fizer vai ser errado e patético. 

Não quero de forma alguma desmerecer todo o sofrimento, talvez eles tenham e realmente mereçam essa imunidade sobre acharem o que bem entender das pessoas por ter sofrido tanto na vida. Quem sou eu? Não consigo nem imaginar viver desse jeito, mas acho um enorme paradoxo. E também vale lembrar que esses livros que eu li são escritos não pelas pessoas que sentem dia a dia na pele as implicações, mas sim pelos observadores dessas pessoas, então não dá para realmente afirmar que é isso que passa pela cabeça deles (o que realmente acredito que não seja) ou se é só uma forma que os autores encontraram para dar uma voz mais descontraída a um assunto tão dramático.

Me emocionei em diversas cenas, dei algumas risadas, senti raiva em outras, consegui perdoar também. As narrações são intercaladas entre August, sua irmã Via, e alguns outros amigos. São todos personagens muito legais. Gostaria de destacar a Via, adorei o rumo que levou a história dela, foi uma personagem muito real e veraz. 

Recomendo sim esse livro. Ele é um daqueles que TEM que ser lido por todas as pessoas em qualquer idade. Possui uma história muito bonita e com uma lição inesquecível.

"Vamos criar uma nova regra de vida... sempre ser um pouco mais gentil que o necessário."

0 comentários:

Postar um comentário

Tecnologia do Blogger.